Thursday, July 13, 2006

No dia do rock eu vou ouvir jazz

Quem me conhece sabe que o meu negócio é rock. Fui alimentado por fartas doses durante todos esses anos e ouvi quase de tudo. Dos hippies, passando pelo rock de garagem dos anos 60 e 70, o hard rock, hardcore, o metal, o independente, o punk, o new wave, o mod, o rock brasileiro, os virtuosos, os progressivos, os sons toscos e tudo mais. Alguns estilos descartei de cara e outros adorei, mas depois reneguei. Outros ficaram no coração.
Mas o que mais me identifiquei foi com o caráter marginal do rock. Notei que ele renascia cheio de fúria, criatividade e sensibilidade quando estava fora do mercadão. Foi assim desde o começo com os negros Little Richard e Chuck Berry. O rock só virou bailinho na voz e imagem do branco Elvis Presley. Isso vêm se repetindo com o passar dos anos e a cada década o seu som busca a simplicidade para ser novamente selvagem.
Então rock é por definição aquele som que não se pode ouvir baixinho, que não obriga o ouvinte à erudição e que fala aos sentimentos, muitas vezes, mais do que aos tímpanos. O melhor rock do mundo vêm dos três acordes dos Ramones ou da riqueza melódica dos Beatles. É o único gênero que mesmo tocado mal, pode ser bom.

E isso tudo é só para dizer que eu acho uma grande besteira esse negócio de Dia do Rock. Fazer homenagens é coisa para a rainha da Inglaterra. Até porque a data nasceu desses momentos de megalomania e babaquice dos rock star, durante o festival Live Aid, que reuniu desde o Elton John até o U2 (claro!) para ajudar as criancinhas africanas. Os artistas deixaram suas mansões e foram lá fazer um show de graça apenas pelos pobres e pela melhoria de suas imagens filantrópicas.
Mas isso não é uma atitude que tenha a ver com o rock ou com a música em geral. Shows beneficentes são apenas marcos para os caras que organizam e (tomara) para aqueles que recebem os recursos arrecadados.
O rock não precisa disso. O que ele precisa é ficar quietinho no seu canto até que exploda novamente em boa e divertida música. Por isso que hoje eu vou chegar em casa de noite e esperar meu amigo Rafael Goés trazer mais uma penca de belos discos de Jazz. Quero passar o dia do rock ouvindo Coltrane.

7 Comments:

Anonymous Anonymous said...

adorei!

8:27:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

puta merda, que post bacana.

8:36:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

9:10:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

10:27:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. Cuckhold femdom humiliation Name greek pornstars Paris hilton latest news big nice asses Naked big breasts pics Blonde sayings Latina maid monique

1:14:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

1:50:00 AM  
Blogger Partake7 said...

online food ordering system in usa helps you to acquire your food in a manner in that you find it irresistible.
we deliver it sparkling and faster and make sure that whenever and whoever in the u.s. orders food on line than within no time our transport boy need to be standing in the back of his door.

11:28:00 AM  

Post a Comment

<< Home