Wednesday, September 26, 2007

Porto Gotham

Lembro a primeira vez que conheci a capital brasileira mais ao sul do país, em uma excursão de escola. Meus olhos foram atraídos pelos seus prédios escuros e uma eterna nuvem que tudo cobria. Morava em uma cidade com 60 anos de idade e minhas férias eram nas praias e locais ensolarados. Estar em um lugar tão diferente era muito legal. Porto Alegre era a Gotham City das histórias quadrinhos que eu carregava para todo lado.
Ontem saí de lá depois de alguns dias. Fui para ver amigos que sinto falta todos os dias, mas também para reencontrar essa Gotham.
Do trem caí direto no centro da cidade, ao lado do mercado municipal. As cores amareladas do mercado me provocaram suspeitas, mas logo depois, Borges de Medeiros me mostrou que minha primeira impressão não havia me traído.

Ao longo da avenida os prédios antigos de tons negros se perfilam até a escadaria que liga o centro à cidade baixa. No nível da rua, por baixo da escadaria, os sebos vagabundos, a pixações punks e os mendigos dormindo. Por cima os restaurantes, lojinhas e os garotos cheirando cola no final da tarde.
Porto Alegre tem cara de má. Se você marcar na esquina, o carro te pega.
A Rua dos Andradas, que eles chamam de Rua da Praia, é o centrão fervilhante. Gente sempre para todos os lados entre galerias e esquinas escuras.
E pelas ruas, as portinhas se multiplicam em bares e botecos. Em um deles me deparei com um disneylandia etílica. Cervejas de todos os tipos e muitas delas feitas no sul. E aqui vai uma dica turística: Nos bares procure uma cerveja chamada Coruja. Essa da foto aí:
Feita em Teutônia (RS) com água gaúcha e ingredientes alemães. Espessa como uma cerveja deve ser e forte, ela é uma festa.
E festa é o que mais tem por lá. A Cidade Baixa, região localizada, como o nome diz, na parte mais baixa da cidade, é o local onde tudo acontece e todas as noites. O sem número de bares que existem por lá estão sempre cheios de música para quase todos os estilos. Por seis dias eu passei por eles até o amanhecer e não conheci todos que queria.
E tem mais um monte de coisa: O guaíba com seu tamanho majestoso e parecido com um mar de chocomilk, a cultura dos festivais e bienais de arte, os museus, um cinema instalado dentro de um antigo cofre de banco, a casa de cultura Mario Quintana (sensacional), a usina do gasômetro, o imenso parque da redenção, o parque farroupilha e os passeios intermináveis de carro e também a pé por todos esses lugares que serviam de paisagem para tanta conversa boa.
Saí de lá bem. Vi meus amigos e me diverti muito com eles sabendo que algumas coisas não mudam mesmo e outras estão modificando, se criando e que vão resultar em mais alegria para todos que estão em volta.
E eu estou em volta disso tudo. Lá em Gotham City.

2 Comments:

Blogger Unknown said...

arrasamos em gotham feeeer!!!!!! Sua visita já virou tradição, num esquece, heim? Ano q vem te esperamos p/ mais 1 semaninha de fervorock todo dia!!! "CUIDADO!!! HÁ UM MORCEGO NA PORTA PRINCIPAL!!!"

2:51:00 PM  
Anonymous pizza crown said...

Try our delicious dishes with ultimate taste of collection Best Pizza place in pasadena MD

10:59:00 AM  

Post a Comment

<< Home