Wednesday, March 07, 2007

Envelhecer com dignidade

Estava eu assistindo uma propaganda onde aparecia o Barão Vermelho fazendo um show. E entre a apresentação, uma coisa me chamou a atenção: é quando o vocalista de seu modo rouco e tão ritmado fala em meio à canção “Eu quero ouvir todo mundo cantando comigo. Pode seguir a sua estrela...” e por aí vai. É que eu acho que ouvi isso em todas as cinco ou seis vezes em que assisti a banda.

E acho que banda tem que envelhecer com dignidade. E o Frejat rebolando desse jeito tiozão com a guitarra e dizendo que quer ouvir todo muuundo cantando é triste, é medonho e é deprimente. Para ele. Porque para mim basta mudar de canal e evitar os shows do senhor.

E tem muita gente que não sabe envelhecer com dignidade, né. Daí vamos à lista:

Mutantes - Tudo bem. Eles não envelheceram como banda, porque acabaram jovens. Mas daí ver o Arnaldo Batista com o teclado desligado e a Zélia Duncan fazendo vocal além de um monte de músicos segurando as pontas é um pouco triste. Mas eles precisavam de capitalizar o reconhecimento internacional.

Capital Inicial - O que falar do garotão Dinho de muito mais de 40 anos, que continua boa pinta mas não consegue mudar seu estilo musical! E dá lhe letra com vogal aberta para ele poder sorrir enquanto canta. Dinho já foi independente quando saiu da banda e seguiu carreira solo. Voltou rapidinho para o seio de sua amada (gravadora) e uns milhões na conta.

Charlie Brown – Essa já nasceu velha e apesar de existir a pouco tempo demonstra que não vai envelhecer com dignidade. O Chorão já deve ter bem uns quaretinha e canta de boné virado e para as minas e os manos da praia, do surf e do skate. Mas vide o caso Capital, que a gente já nota que eles vão ter vida longa.

Deep Purple - Tinha uma época que só banda em fim de carreira (fim mesmo) aparecia para tocar no Brasil e descolar os últimos trocados. O Deep Purple é dessa época e continua aparecendo por aí.

The Who – Já morreu o baterista, o baixista e só o Roger Daltrey não morre antes de ficar velho.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

nossa, ainda bem que não sou só eu que acha que ficar tocando a mesma música por vinte anos é falta de dignidade. incluo outros à lista: Lulu Santos, Ira!, Roupa Nova (que de novo só tem a roupa). Fica uma dúvida pra mim que sou fã até hoje dele: será que o Renato Russo teria envelhecido com dignidade?

12:05:00 PM  
Blogger fernando araújo said...

Olha, Karina. Existe uma equação difícil de se montar que é entre dignidade e grana. O Renato Russo sempre foi um cara que manteve uma certa coerência e no fim da vida já se afastava do legião. Mas daí pensar que hoje ele não faria uns acústicos para vender um milhão de cópias e shows no brasil todo tem uma distância muito grande.

1:37:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu arriscaria que Chorão e Dinho Ouro Preto são medíocres desde, desde...desde sempre.

10:19:00 AM  
Blogger fernando araújo said...

pode crer, fer. e se com os caras bons é difícil envelhercer com dignidadade, imagina para os medíocres.

3:23:00 PM  

Post a Comment

<< Home